Perguntas frequentes
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Viajar com
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›Como proceder com os carrinhos de bebé?
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Durante a viagem deverá transportar o seu bebé ao colo, e fechar o carrinho. Este procedimento é importante para a segurança do seu bebé.
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›É possível levar cães-guia a bordo?
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Sim, devendo o cão-guia ostentar em local visível o distintivo regulamentar que certifique o seu adestramento como cão de assistência. O passageiro com o cão-guia deverá comprovar, sempre que lhe seja pedido, o adestramento do animal, e o seguro de responsabilidade civil. Veja mais sobre o transporte de cães-guia aqui
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›É possível transportar-se uma bicicleta nos autocarros da RL?
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As viaturas que permitem o transporte de bicicletas têm sinalética em conformidade, mas em ultima instância, e se a viatura estiver cheia, a decisão cabe ao motorista. O dono da bicicleta é responsável por possíveis danos causados pela mesma.
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›Posso levar malas de viagem comigo?
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É possível a qualquer passageiro levar malas de viagem desde que não haja implicações com o normal funcionamento do serviço, conforto e segurança dos restantes passageiros.
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›Posso viajar com um animal de estimação?
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O DL 9/2015 art.º 11 especifica que: “3 - Sem prejuízo do disposto em legislação específica, é permitido aos passageiros transportar gratuitamente animais de companhia que não ofereçam perigosidade, desde que devidamente encerrados em contentor apropriado que possa ser transportado como volume de mão.”
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Durante a viagem
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›Como se efectua a validação a bordo do título de transporte?
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Para validar o seu título de transporte, deverá proceder da seguinte forma:
- Aproxime o cartão do validador (estando sempre fora da sua carteira, e separado de outros cartoes)
- O validador emite um sinal sonoro acompanhado de informação no ecrã e de uma luz
- Se o passe for válido, o validador emite um bip e uma luz verde com mensagem de validação correcta
- Se o passe for inválido, o sinal sonoro será de dois bips, com mensagem de anomalia no visor, e luz vermelha
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›O que é o sistema de vídeo-vigilância?
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Para a segurança dos passageiros, os autocarros da RL estão equipados com câmaras de filmar. O pessoal tripulante assim como os veículos estão em permanente contacto com o Centro de Controlo através de sistema GPS e Sistema de Telecomunicações Móvel.
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›Porque existem fiscalizações a bordo das viaturas da RL?
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Para que possam ser verificadas possíveis situações de fraude, e defendidos os direitos dos passageiros que compram correctamente o seu título de transporte.
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Outras informações
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›Como devo proceder para me candidatar a um lugar de trabalho na RL?
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As candidaturas devem ser dirigidas com data de nascimento, morada, e fotocópia da Carta de Condução ou
Guia para a seguinte morada ou e-mail:
Direcção de Recursos Humanos
Campo Grande, 382 C 1º - 1700-097 LISBOA
(217 928 185 / 217 928 187).
e-mail: drh@rodoviariadelisboa.pt -
›Como se pode fazer publicidade externa e interna nos autocarros da RL?
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A RL tem uma política bastante restrita de publicidade nos autocarros. As propostas deverão ser encaminhadas para: secretariado@rodoviariadelisboa.pt, dirigidas ao Conselho de Administração.
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›É permitido tirar fotografias aos autocarros, paragens e instalações da RL?
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Só será permitida a captação de imagens, desde que seja efectuado um pedido de autorização formal ao Conselho de Administração. Se a RL permitir a captação dessas imagens, os responsáveis deverão ter em seu poder o respectivo comprovativo.
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›O que são horários de Verão, Inverno, Escolares e Não Escolares?
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Os horários escolares estão em vigor durante o ano lectivo. Os horários não escolares vigoram durante as férias do Natal, Carnaval e Páscoa. Os horários de Verão são válidos entre Julho e Agosto.
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›Onde posso obter informação sobre a empresa e serviços da RL?
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Pode consultar o Guia do Cliente, dirigir-se a uma Loja RL ou Agente Autorizado.
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›Porque é que a RL pratica vários tipos de horários durante o ano?
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Durante o ano são praticados horários ajustados às necessidades dos Clientes. Assim, e de acordo com os diferentes ritmos de vida, existem vários tipos de horários.
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›Porque é que a RL tem três centros operacionais?
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Para uma mais fácil adaptação aos estilos de deslocação de cada Cliente, foram criados na RL, três Centros Operacionais com gestão de cada uma das Redes de Serviço.
- Centro Operacional de Caneças – Rede Amarela (Caneças, Odivelas, Pontinha, Famões, Ramada, Colégio Militar, Campo Grande, Sete Castelos, Senhor Roubado);
- Centro Operacional de Bucelas – Rede Verde (Bucelas, Loures, Póvoa de Sto. Adirão, Vialonga, Tojal, Infantado, Póvoa de Sta. Iria, Alverca, Campo Grande, Senhor Roubado);
- Centro Operacional de Sta. Iria de Azóia – Rede Azul (Sta. Iria de Azóia, Sacavém, Forte da Casa, Moscavide, Alverca, Quinta da Piedade, Campo Grande, Estação do Oriente).
Para além dos Centros Operacionais a RL dispõe de três parques, em Odivelas, Tojal e Sacavém.
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›Quais são os concelhos onde opera a RL?
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A RL opera nos concelhos de Odivelas, Loures e Vila Franca de Xira, com destino ou origem ao concelho de Lisboa.
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›Que fazer no caso de um objecto perdido?
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›Que fazer para reclamar ou fazer uma sugestão sobre o serviço da RL?
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Estamos sempre receptivos às suas sugestões, dúvidas, ou reclamações, na plataforma de Apoio ao Cliente, no nosso site. Se preferir pode considerar outros contactos alternativos.
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